terça-feira, 20 de abril de 2010

GENÉTICA



A genética teve e continua a ter um profundo impacto no campo da medicina. Os genes defeituosos colocam os humanos em risco aumentado de desenvolver muitas doenças. O tratamento de distúrbios herdados usando-se a terapia gênica tem um grande potencial, mas ainda não se demonstrou eficaz. A genética, teve também um grande impacto na agricultura, hoje em dia, tanto o cruzamento seletivo quanto os novos enfoques da genética molecular estão sendo aplicados ao desafio de alimentar a população humana em crescimento rápido.

O Projeto Genoma Humano produziu uma enorme quantidade de informações sobre a genética de humanos. Se usadas com sabedoria, as novas informações prometem melhorar nossa qualidade de vida. Entretanto, a disponibilidade desta informação também cria questionamentos morais, éticos e legais que devem ser cuidadosamente avaliados pela sociedade.

A informação genética dos seres vivos é estocada na sequencia de quatro bases no DNA (ácido desoxirribonucléico) ou, em alguns vírus em RNA (ácido ribonucléico). O DNA é uma molécula bifilamentar (contém duas fitas), durante a replicação do DNA, os dois filamentos se separam, e cada filamento serve como um molde para a síntese de um novo filamento complementar, produzindo duas moléculas filhas idênticas da DNA. A informação genética de um organismo controla seu crescimento e desenvolvimento por meio de vias complexas de expressão gênica. Mudanças ocasionais no material genético fornecem nova variabilidade genética que é essencial para o processo da evolução.

Fonte:Snustad - Simmons - Fundamentos de Genética


Nenhum comentário:

Postar um comentário